A História Alvinegra em Tons de Bege

Saudações corinthianas!

Este foi o tema escolhido para a estreia: o uniforme bege do Corinthians.

Antes dessa moda de terceiro uniforme, no qual, o Corinthians já vestiu, camisa em roxo para homenagear o “torcedor roxo”, cinza para homenagear a “arquitetura concreta de São Paulo”, amarelo, devido à Copa do Mundo no Brasil em 2014, fazendo alusão “a amarelinha” da seleção, laranja inspirada no “terrão” e atualmente diferentes tons em azul para fugir do convencional adotando estratégia similar ao realizado com os clubes europeus patrocinados pela Nike que é a empresa fornecedora de materiais esportivos.

O maior clube alvinegro do mundo já vestiu grená (1949 e 2011), azul (1965 e 2013) e também já foi aurinegro (1969).

Mas e o bege? Que teria sido cor do primeiro uniforme corintiano?

A controvérsia quanto ao Sport Club Corinthians Paulista ter vestido uniforme bege torna conveniente dar uma olhada para trás e lembrar a história.

No Brasil, a história corintiana iniciou-se em 1910 em homenagem ao clube inglês Corinthian Football Club, hoje Corinthian-Casuals Football Club que na época excursionou pelo Brasil.

A origem das cores do primeiro uniforme corintiano é controversa, pois sempre se fez crer que o primeiro uniforme do Corinthians Paulista teria sido bege.

Porém, os registros fotográficos mais antigos mostram que o Corinthians sempre usou o branco.

Mas então porque sempre foi mencionado que o primeiro uniforme tenha sido bege?

Esta relação também é feita devido a homenagem ao Corinthian inglês, que deu nome ao Timão e teria usado uniforme bege.

Mas esta relação com as origens também é controversa e pode ser explicada fazendo-se um paralelo com as origens do Madrid Football Club, hoje mais conhecido como Real Madrid.

Com a fundação do Madrid, os espanhóis adotaram como uniforme camisa e calção branco, inspirados no extinto Corinthian Football Club da Inglaterra, que tinha fama mundial pelo ótimo futebol praticado servindo também de inspiração para o alvinegro paulista.

Desta forma, já que o Real Madrid é totalmente branco em virtude da homenagem ao time inglês, porque o Corinthians em sua homenagem teria sido bege?

Não se sabe. A história tornou-se uma lenda.

O mais próximo que temos dos fatos é que o Corinthians teria usado bege e de uma forma curiosa, em função do uso e lavagens dos uniformes, o clube percebeu que o tecido perdia parte da cor e por sugestão acabou sendo trocado pelo branco para não desbotar.

O uso do bege acredita-se ser muito improvável, pois o clube, na época pobre e pequeno, não teria recursos para investir em uniformes que não fossem brancos.

Mesmo assim, o Corinthians de forma oficial lançou em seu centenário uma camisa comemorativa com listras verticais nas cores bege e branco.

Ronaldo Fenômeno foi um dos que atuaram com a camisa em 2010 (Foto: Piervi Fonseca/Agif/Folhapress)

Embora os fatos sejam inconclusivos quanto a cor bege, uma coisa é definitiva. O Corinthian Football Club fundado em 1882 foi o responsável por servir de inspiração para dois gigantes do futebol mundial que juntos possuem 4 títulos de Campeões Mundiais FIFA e em sua honra vestem branco.

Em próximos posts lembraremos das ocasiões em que o alvinegro Sport Club Corinthians Paulista vestiu as cores grená, azul, e foi aurinegro.

VAI CORINTHIANS!!!

Escrito por